Conheça agora as 10 melhores plantas para repelir insetos como moscas, mosquitos e pernilongos e outros bichos da sua casa e do seu jardim.

As 10 melhores plantas para repelir insetos

Conheça agora as 10 melhores plantas para repelir insetos!

Sabia que algumas plantas possuem uma substância que os insetos e pragas de jardim não gostam? Pois é, essas plantas possuem óleos essenciais que exalam um cheiro que é muito agradável para nós, mas que os insetos odeiam! Ainda bem, né?

 

A natureza é muito generosa e nos presenteia com muitas plantas lindas, saborosas que ainda funcionam como repelentes! Fantástico, né? Sou apaixonada pela natureza!

 

CITRONELA

A planta repelente mais famosa é a citronela (Cymbopogon winterianus)! Seu óleo essencial, tem ação fortemente repelente e inseticida sobre vários insetos, até para o Aedes aegypti, o famoso transmissor da dengue e da febre amarela e também sobre o pernilongo. Esse óleo essencial também tem ação antimicrobiana local e acaricida, especialmente contra os ácaros da poeira do ar, responsáveis por processos alérgicos respiratórios. Podemos facilmente obter um extrato macerando suas folhas.

 

MANJERICÃO

O manjericão (Ocimum basilicum) ajuda e repelir moscas e mosquitos então, você pode colocar vasos perto de portas e janelas, sempre onde bata sol. Além de evitar a entrada de insetos na sua casa, você terá uma bela planta e ainda poderá usar suas folhas para adicionar sabor a saladas, molhos e sopas. Veja como cultivar nesse vídeo, conheça os vários tipos de manjericão nesse outro vídeo que fiz com a Silvia da Sabor de Fazenda e a fazer um delicioso pesto nesse outro vídeo.

 

LAVANDA

A lavanda ou alfazema (Lavandula dentata) é famosa por repelir traças, pulgas, moscas e mosquitos. Enfeite a casa com maços de lavanda espalhados, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês das flores secas dentro das gavetas, para afastar as traças e todos os insetos comedores de roupas, carpetes e cortinas. Nesse vídeo tem dicas de cultivo.

 

CIDREIRA

Erva-cidreira, capim cidreira, capim-santo… (Cymbopogon citratus) – Essa erva exala um forte cheiro de limão quando suas folhas são amassadas, por isso que também é conhecido por capim-limão ou lemongrass, em inglês. Essa planta é parente da citronela é também é um ótimo repelente de mosquitos. Você pode fazer um macerado das folhas depois fazer um chá bem forte e passar pela casa, com a ajuda de um pano.

 

HORTELÃ

A hortelã (Mentha piperita) – Além de delicioso e refrescante, o hortelã ainda repele os mosquitos. Seu chá também é usado como vermífugo, calmante e tônico estomacal. Veja como cultiva-lo no vídeo e conheça os vários tipos de mentas nesse outro vídeo que fiz com a Silvia da Sabor de Fazenda.

 

TOMILHO E TOMILHO LIMÃO

Sabia que na primeira guerra o tomilho (Thymus vulgaris) foi muito usado como desinfetante nos campos de batalha? Seu óleo essencial tem poder inseticida. Pode-se também ser usado seco em sachês para repelir insetos nas gavetas. Na horta, plante-o junto de tomates, batatas e berinjelas. E ele ainda afasta a mosca branca de brócolis e repolhos! Seu irmão, o tomilho-limão (Thymus x citriodorus) também tem os mesmos poderes.

 

POEJO

O poejo (Mentha pulegium) é uma erva rasteira, verdinha e anual que tem a qualidade maravilhosa de repelir insetos! Se nome científico, pulegium, vem de pulex, que em latim quer dizer pulga. Um ramo de poejo esfregado na pele é ótimo contra picadas de mosquitos, pulgas e até piolhos e carrapatos! É melhor cultivar o poejo em vasos, pois ele é da família da hortelã e pode acabar dominando o jardim.

 

ALECRIM

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um lindo e perfumado arbusto. No horta é companheiro da sálvia, atrai abelhas e repele a mosca da cenoura. Seus ramos secos podem ser usados dentro de armários e gavetas para afastar as traças. Saiba mais sobre o alecrim nesse vídeo e aqui tem uma receita de um frango no forno com molho de laranja e alecrim que é super fácil e saboroso!

 

LOURO

O Louro (Laurus nobilis) é uma linda árvore, símbolo da vitória, da glória e da paz, além de conferir um sabor especial à feijoada e diversos outros pratos, ajuda a repelir insetos. Basta espalhar suas folhas pela casa.

 

ARRUDA

A arruda (Ruta graveolens) é uma erva que provoca reações extremas. Há os que amam seu cheiro, como é o meu caso e os que odeiam. Além de proteger contra o mau olhado, também funciona como repelente de insetos e ratos. Veja como cultivar no vídeo.

 

SEGREDO DO SUCESSO DO CULTIVO: AAC

Ah, é sempre bom conversar com as plantas. Além de fazer bem para nós, elas adoram AAC: atenção, amor e carinho. Você pode pedir para que a planta te ajude a repelir os insetos, deixando a sua casa ou seu jardim livre deles!

 

FAÇA SUA PARTE!

Certifique-se que não existe nenhum local com água parada, zonas sombrias e úmidas na sua casa ou jardim. Principalmente no verão, época em que os insetos se multiplicam.

O uso de telas mosquiteiras nas portas e janelas também ajuda a impedir a entrada de insetos voadores dentro de casa.

 

E ai? Você já usou alguma dessas plantas como repelente? Qual foi a sua experiência com ela? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.

 

Sabia que você também pode me seguir no instagram e no facebook? Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui.

Você encontra SEMENTES DESSAS ERVAS na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro