No vídeo dessa semana eu ensino tudo sobre o chá de hibisco, suas propriedades medicinais e ainda ensino sobre outros 2 tipos de hibiscos comestíveis.

APRENDA TUDO SOBRE O CHÁ DE HIBISCO

Conheça agora os hibiscos comestíveis:

 

O CHÁ DE HIBISCO

O chá de hibisco é preparado com cálices de botões secos das flores do hibisco popularmente conhecido como vinagreira, rosela, groselha, groselheira, caruru-azedo e quiabo-azedo e seu nome científico é Hibiscus sabdariffa.

Hibiscus sabdariffa – foto: Nô Figueiredo

 

PROPRIEDADES MEDICINAIS

As flores do hibisco tem ação diurética, anti-inflamatória e anti-oxidante. Elas ainda tem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras no organismo.

 

detalhes das flores do Hibiscus sabdariffa que fazem o chá de hibisco – foto: Nô Figueiredo

COMO CONSUMIR:

Para quem quer perder peso, o ideal é beber 1 xícara chá de hibisco após as refeições para ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso.

Seus frutos imaturos são consumidos na forma de sucos, geleias, refrescos, picolés, molhos agridoces, pães, chutneys e pudins.

As hastes, folhas jovens e sementes também podem ser consumidas após cozimento e podem ser utilizadas em diversas receitas.

 

COMO CULTIVAR:

Essa planta é um subarbusto ereto e anual, pouco ramificado e originário da África. Seu caule é arroxeado e ele atinge de 80 a 2,5m de altura. Suas folhas são verde ou arroxeadas e as flores são solitárias e brancas com cálice carnoso, angulado e roxo com corola amarela e o centro roxo. São formadas durante o verão e o outono. Ele deve ser cultivado a pleno sol e multiplica-se por sementes e estaquia do ramo (pedaços do caule que enraizam facilmente).

 

LIVRO DAS PANC’S

Pesquisando no livro de PANC, Plantas Alimentícias não convencionais no Brasil, de Harry Lorenzi, descobri que o hibisco comum também é uma planta comestível (veja como cultivá-lo aqui)!

 

HIBISCO

As folhas jovens do hibisco são verde escuras, as queridinhas das nutris como o espinafre e a couve, e podem ser consumidas em saladas e pratos cozidos, assados ou fritos.

detalhe flor do hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) – foto: Nô Figueiredo

 

As flores podem ser consumidas cruas e inteiras – podemos comer inclusive os cálices durinhos e a parte fértil, estame e estigma – em saladas e em decoração de pratos variados. Podem também ser usadas como corantes de conservas, como abacaxi fatiado, geleias de agar-agar, vegetais cozidos e até de bebidas.

 

MALVAVISCO

E tem ainda um outro parente deles, o malvavisco, também popularmente conhecido por hibisco-colibri, amapola, qusillo, turk’s cap e wax mallow, cujo nome científico é Malvaviscus arboreus.

 

Essa planta é muito parecida com o hibisco comum, só que as suas flores nunca abrem totalmente. Elas ficam sempre meio fechadinhas.

 

Malvaviscus arboreus – foto: Nô Figueiredo

 

Ele também é comestível. Também tem folhas verde escuras, que podem ser consumidas cruas em saladas ou picadas e refogadas e até para fazer pães, bolinhos e sopas.

 

Suas flores possuem um melzinho que é muito apreciado por beija-flores e por crianças e podem ser servidas em saladas tanto inteiras, como o hibisco comum, inclusive o cálice duro e a parte fértil, estame e estigma. As flores também podem ser servidas no arroz, usadas como corante e até para fazer uma geléia maravilhosa!

 

O que você acha de saber que pode comer plantas que até agora a gente acreditava que só serviam para enfeitar?

ENTRE PARA MINHA LISTA VIP ABAIXO E RECEBA GRATUITAMENTE

A APOSTILA SOBRE PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com %22NÔ%22 escrito no centro